A retirada do aparelho ortodôntico é o fim do tratamento?



Usar aparelho ortodôntico é uma realidade para diversas pessoas, até que chega o momento de dar adeus ao tratamento e ir ao dentista para retirar o aparelho. Mas, será que acabou mesmo? Saiba mais sobre quando é realmente o fim desse procedimento odontológico


O fim do tratamento ortodôntico não é um sinônimo para a retirada do aparelho em si. Isso significa que após tirar o aparelho ortodôntico é iniciada a fase pós-tratamento, denominada contenção. Essa fase é extremamente importante para que os dentes se mantenham estáveis e sem grandes alterações. Cada paciente terá o seu período necessário para atingir o resultado desejado, dado o encaminhamento e gravidade do problema de cada caso. Alguns necessitam de uma contenção por um período maior, e outros nem tanto.


Na finalização do tratamento, o dentista irá pedir um exame radiográfico para avaliar o sorriso. Assim, será possível verificar a necessidade ou não de outros tratamentos, como para cáries e problemas periodontais. Dessa maneira o profissional também poderá ver se o planejamento foi realmente alcançado.


Em alguns casos em que o paciente pode precisar passar pelo tratamento ortodôntico novamente. O principal fator de recidiva da condição é a falta de colaboração do paciente em usar as contenções. Vale ressaltar que o comportamento do indivíduo conta muito, em especial para seguir as orientações, assim o tratamento ocorre corretamente sem a necessidade de refazê-lo.


E você, após a retirada do aparelho, está seguindo as recomendações adequadas?

Fonte: Sorrisologia /OdontoSan



Destaques

Posts em breve
Fique ligado...

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

(49) 9 8892.7493

(49) 3324.0900

Criado por agênciahoppa.com