Saúde bucal do idoso

March 9, 2018

A odontologia geriátrica enfatiza o cuidado da população idosa, tratando do atendimento preventivo, curativo e reabilitador.

Envelhecer e manter uma qualidade de vida com saúde geral e bucal, será o grande desafio neste século. A saúde comprometida pode afetar o nível nutricional e o bem estar físico e mental, diminuindo o prazer de uma vida social ativa.

Deve se ter em mente que os idosos, geralmente, apresentam uma grande variação nas condições psicológicas e sociais, além de serem portadores de várias alterações decorrentes do processo natural do envelhecimento, que requer muita paciência e cuidado.

Para iniciar o tratamento é preciso proporcionar o máximo conforto ao paciente idoso, sempre lembrando que a odontogeriatria requer um atendimento com mais atenção, desde o momento de estabelecer o diagnostico até a execução. É preciso dedicar muito amor e carinho para o sucesso do nosso trabalho.

O que são cuidados especiais?

A saúde oral de uma pessoa idosa precisa de um cuidado redobrado, em que um bom profissional será capaz de reconhecer as necessidades de seus pacientes e ensinar ele a combater os problemas bucais.

A perda da dentição influi sobre a mastigação, digestão, gustação, estética, doenças geriátricas, além de um paciente edêntulo apresentar condições de saúde muito precária.

Diversas são as mudanças que o envelhecimento traz para todo o organismo, assim também ocorre na boca, onde podemos notar que a mucosa fica mais sensível e fina, as colorações dos dentes podem mudar e ocorre a diminuição da salivação, podendo contribuir para o desenvolvimento da halitose e produção de saburra lingual (placa bacteriana que recobre a língua).

Esses problemas podem causar doenças bucais, como a cárie, que é uma infecção que destrói os tecidos mineralizados dos dentes.

As causas da cárie dental nos idosos são idênticas as de pessoas jovens, entretanto, pelo fato de os dentes dos idosos terem sido expostos aos potentes efeitos ambientais por um maior período de tempo,  e ocorrer maior dificuldade com a higienização bucal,  eles apresentam maiores chances de desenvolver esse problema.

O indicado é realizar um check-up odontológico anualmente.

Share on Twitter

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!