Afinal, qual a idade certa para iniciar o tratamento ortodôntico?




Essa é uma dúvida frequente e muito importante. Qual a idade certa? Preciso esperar a troca de todos os dentes de leite? Bem, vamos lá.


A primeira consulta com o ortodontista deve ser feita por volta dos 6 anos, quando acontece a troca do primeiro dente permanente. Essa consulta é importante, pois será realizada uma avaliação da posição, do formato e do desenvolvimento ósseo, também será avaliado o espaço para troca dos dentes de leite por dentes permanentes.


A avaliação dos dentes de leite também é realizada, a presença deles é de extrema importância, uma vez que eles mantém o espaço para o dente permanente e também guiam seu nascimento. O acompanhamento a partir dessa primeira consulta será definido pelo ortodontista de acordo com a necessidade do caso.


Uma avaliação muito importante deve ser feita dos 8 aos 11 anos. Nesse momento a criança se apresenta em pleno estágio de crescimento. Muitas vezes podemos modificar esse crescimento, conforme o necessário. Em uma criança com a mandíbula pequena ou posicionada para trás, por exemplo, podemos modificar sua posição através do uso de um aparelho ortopédico.


Outro caso comum, é quando a criança apresenta o céu boca pequeno (maxila atrésica, pouco desenvolvida), nesse caso, podemos ter dentes desalinhados (graças a falta de espaço), mordida cruzada (alteração importante para oclusão) e a criança ainda pode apresentar espaço diminuído para respiração (o que pode alterar todo o desenvolvimento). São alterações significativas, que podemos resolver na grande maioria dos casos com um expansor da maxila. Na idade ideal, dos 8 aos 11 anos, ele é extremamente eficiente.


Note, dos 8 aos 11 anos a criança ainda não trocou todos os dentes. Apresenta-se na dentição mista – com dentes de leite e dentes permanentes. Uma série de outras alterações podem ser resolvidas nessa fase ou mesmo antes disso. Podemos prevenir o desenvolvimento de várias alterações ortodônticas com uma intervenção no momento certo. Não deixe de levar o seu filho a uma avaliação com o ortodontista, essa deve ser um dos momentos indispensáveis no crescimento de qualquer criança.




Destaques

Posts em breve
Fique ligado...

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

(49) 9 8892.7493

(49) 3324.0900

Criado por agênciahoppa.com