Curta as festas de fim de ano sem prejudicar seu tratamento ortodôntico

December 14, 2017

 

As festas de final de ano estão chegando e além dos presentes de Natal, amigos secretos e muitos sorrisos, é uma época também de muitas comidas deliciosas. Para quem usa aparelho, no entanto, essa situação pode ser um pouco mais complicada. Com tantas comidas típicas, tradicionais de Natal e Réveillon, estão muitas pegadinhas para quebrar o aparelho ortodôntico. Alguns cuidados, portanto, precisam ser tomados nessa época do ano por quem está passando pelo tratamento.

 

ALGUNS ALIMENTOS NATALINOS PODEM ATRAPALHAR O TRATAMENTO ORTODÔNTICO

O aparelho ortodôntico é formado por diferentes peças: bráquetes, fio ortodôntico, borrachinhas, bandas, elásticos... Sendo algumas delas coladas aos dentes. Esta adesão é alta, ou seja, os adesivos utilizados trazem segurança e boa colagem entre o dente e a peça do aparelho. Mesmo assim, certos alimentos duros podem fraturar esta adesão, soltando a peça colada ao dente. Sendo assim, todo alimento muito duro deve ser evitado. Nozes, castanhas, amêndoas, amendoins, caroços de azeitona e torresmo são alguns alimentos típicos do Natal, e que devem ser evitados por quem está passando por esse tratamento.

 

E SE O BRAQUETE SOLTAR DURANTE AS FESTAS?

Mesmo que certos cuidados sejam tomados, acidentes podem acontecer nessa época. E se no meio das celebrações um braquete do aparelho soltar? Quando uma peça do aparelho ortodôntico solta, se perde eficiência no tratamento, pois, o dente que está com a peça solta não se movimenta. Caso isso aconteça, quando você for na consulta seu ortodontista precisará movimentar esse dente, o que vai atrasar o tratamento.

Além disso, outro problema é que um dispositivo solto do aparelho pode gerar desconforto e lesões na mucosa bucal. Isso favorece ainda o aparecimento de aftas e úlceras. Portanto, a consulta deve ser feita o mais rápido possível.

 

SAIBA COMO AMENIZAR O PROBLEMA CASO SEU DENTISTA ESTEJA EM RECESSO

Caso seu ortodontista não esteja no consultório neste período, os prejuízos é que se utilize a cera ortodôntica. Caso contrário, não deixe de ligar e marcar uma consulta de urgência para que o aparelho seja recolocado e reativado!

 

Fonte: Sorrisologia

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

01/06/2020

Please reload

Arquivos

Please reload

Tags

Please reload

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

(49) 9 8892.7493

(49) 3324.0900

Criado por agênciahoppa.com