Aparelhos ortodônticos, afinal para que ele serve?


Atualmente vemos que muitas pessoas utilizam aparelho ortodôntico, afinal para que ele serve?


O tratamento ortodôntico auxilia nas disfunções orofaciais e em problemas de mordida, mastigação, dores na articulação temporo-mandibular (ATM) e estética dentária.


No Brasil vemos que a maioria dos jovens utiliza ou utilizou aparelho ortodôntico, isso porque somos resultados da miscigenação de muitas raças a qual favorece a má-olcusão e aliado a isso temos a vaidade do povo brasileiro relativo ao cuidado bucal.


E ficar com os dentes tortos pode me atrapalhar?


Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.


E como saber se preciso utilizar aparelho?


O diagnóstico deve ser realizado pelo ortodontista que necessitará de uma anamnese, documentação ortodôntica composta por fotos, radiografias e modelo em gesso.


Qual idade ideal para utilizar aparelho?


Dependendo do caso, quando há necessidade de realizar movimentação óssea, é necessário utilizar aparelho ortodôntico quando ainda criança, pois quando adulto essa movimentação não é mais possível com uso do aparelho, aí neste caso opta-se pela cirurgia ortognática; entretanto, normalmente a idade ideal para uso do aparelho é no início da adolescência; após a menarca nas meninas e por volta dos 13 anos nos meninos. Adultos e idosos também podem utilizar aparelho sempre que diagnosticado a necessidade pelo ortodontista.

#ortodontia #aparelhodentário #odontosan

Destaques

Posts em breve
Fique ligado...

Posts Recentes